sábado, 28 de janeiro de 2012

FITOTERAPIA




Fitoterapia é o tratamento das doenças, por meio de drogas vegetais secas ou partes vegetais recém colhidas e seus extratos naturais



1-Métodos de Preparo :

-INFUSÃO
A infusão é preparada jogando-se água fervente sobre as partes ativas do vegetal, geralmente as folhas ou as flores. É o modo tradicional de preparar o chá.
Deve-se deixar as plantas dentro da água quente por 5 a 10 minutos, e depois filtrar.
A quantidade da erva varia segundo a espécie.



-DECOCÇÃO;
Na decocção, geralmente coloca-se a erva em água fria, que, em seguida, se aquece até a ebulição num recipiente fechado, deixando ferver por alguns minutos.



-MACERAÇÃO:
É um preparo que requer longa imersão.
Põe-se a planta em água fria, cobre-se o recipiente e deixa-se repousar em lugar fresco durante uma noite.


2-PROCESSAMENTO DAS PLANTAS:

-Processamento das plantas medicinais:

Após a obtenção das plantas medicinais, o material pode seguir três caminhos:

1-USO DIRETO:Uso direto do material fresco,extração de substâncias ativas ou aromáticas do material fresco
2-SECAGEM DO MATERIAL: secagem do material fresco.
. Este último destino requer mais atenção,por preservar os materiais,possibilitando o uso das plantas a qualquer tempo,dentro dos prazos normais de conservação.

.Antes de submeter as plantas à secagem,deve-se adotar alguns procedimentos básicos para se obter um produto de boa qualidade,independente do método a ser empregado.

3- PROCEDIMENTOS DA SECAGEM:

1-Não lavar as plantas antes da secagem,exceto no caso de determinados rizomas e raízes.
2-Devem-se separar a plantas De espécies diferentes
3-As plantas colhidas e transportadas ao local de secagem não devem receber raios solares.
4-Antes de submeter as plantas à secagem,deve-se fazer a eliminação de elementos estranhos(terra, pedras,outras plantas, etc.) e partes que estejam em condições indesejáveis(manchadas, danificadas, descoloridas, etc.).
5-As plantas colhidas inteiras devem ter cada parte(folhas, flores,sementes,frutos e raízes)seca em separado e conservada em recipientes individuais.
6-A secagem pode ser conduzida em condições ambientais ou com o uso de estufas, secadores, etc.
7- A secagem natural é um processo lento e deve ser feita à sombra,em local ventilado,protegido de poeira e do ataque de insetos e outros animais.
Recomenda-se esse processo de uso doméstico,para regiões que apresentam condições climáticas favoráveis,relacionadas a ventilação e temperatura.
8-Espalhar o material a ser seco em camadas finas,permitindo assim a circulação de ar entre as partes vegetais e uma secagem mais uniforme.utilizar bandejas com fundo de tela plástica fina, aço inoxidável ou tecido com caractéristicas finos.
Outra maneira consiste em espalhar em camada fina o material em uma mesa ou bancada forradas com papel,em ambiente abrigado do sol e com ventilação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário